Classificação dos DJs quanto aos equipamentos e tecnologias
– Clássicos: preferem e são fiéis aos toca-discos. Alguns são até radicalistas e totalmente contra a evolução tecnológica. Na maioria dos casos devido a mitos e falsos conceitos por falta de informações, estudos, pesquisas e análises, muitos já declararam publicamente em mídias especializadas para DJs (revistas) o pavor que têm por tecnologias que não seja o vinil (toca-discos / turntable), ainda que os equipamentos HiTech de hoje ofereçam a mesma forma de manipular a música, sensibilidade, precisão, confiabilidade e com qualidade superior aos toca-discos analógicos.
Muitos, após anos resistindo à modernidade, enxergaram seus prós e se renderam, passando a utilizar as novas tecnologias, mas ainda existem alguns que se seguram sendo tradicionalistas e lutando contra a evolução natural da tecnologia, como disse acima, na maioria dos casos devido a falsos conceitos, mitos, falta de conhecimento, estudos, pesquisas, análises e pela falta de maturidade técnica profissional.
– Modernistas: esta categoria de DJs está sempre buscando as novidades tecnológicas do mercado, procurando estar à frente e até reinventando a maneira de “tocar”.
– Práticos: devido à especialidade técnica, precisam e / ou preferem equipamentos de fácil portabilidade, pequenos, práticos, leves e simples de usar como os de equipe de sonorização (Mobile DJs).
– Indiferentes: para estes DJs tanto faz o equipamento. Não importa muito a marca, modelo ou tecnologia. Sabem “tocar” em qualquer um e tiram o máximo dos equipamentos disponíveis buscando compensar na música em um repertório / set / seqüência bem elaborado. Quando podem escolher, vão pelo que a maioria está usando, pelo top de linha e pelos mais maduros. Se tecnicamente bem preparados, escolhem o que mais tem a ver com sua especialidade.
Para que não haja preconceitos quanto às classificações “práticos” e “indiferentes”, é bom lembrar que os bons de verdade podem até não gostar ou não querer, mas tecnicamente, sabem “tocar” qualquer ritmo ou estilo dentro das limitações de cada um. Na média os melhores são justamente os que começaram por baixo, construindo uma boa base de sustentação. Em uma analogia, seria como um motorista bom de verdade, que pilota desde um carro velho com folga de direção e pedais (embreagem e acelerador) mal regulados, a um daqueles que todo mundo sonha, com direção elétrica, freio ABS, suspensão inteligente, câmbio automático, controle de tração, controle de estabilidade, GPS, dentre outros recursos.
Conheça os principais equipamentos (mídias e tecnologias) para DJs (CD / MP3 Players, controladores (MIDI/USB), turntable / toca-discos, mixers e efeitos) em outros artigos do nosso site.
Outros artigos da série:
Classificação / especialidades dos DJs
- Introdução geral a série Classificação / especialidades / categorias dos DJs
- Classificação dos DJs quanto a cultura musical (gêneros, ritmos e estilos)
- Classificação dos DJs quanto aos equipamentos e tecnologias
- Introdução a classificação de algumas das principais especialidades técnicas dos DJs
- Os DJs em sua essência original e suas principais características e particularidades
- Os DJs de clubes, rádios e raves e suas principais características e particularidades
- Os DJs turntablists (performances) e suas principais características e particularidades
- Os DJs Produtores / Remixers e suas principais características e particularidades
- Os DJs de equipes de sonorização / Mobiles DJs e suas principais características e particularidades
- Os DJs de Live PA e suas principais características e particularidades
- Os DJs instrutores e suas principais características e particularidades
- Considerações finais sobre a série “Classificação / especialidades dos DJs”