Introdução a classificação de algumas das principais especialidades técnicas dos DJs
Os DJs podem ter várias especialidades técnicas, porém os resultados positivos normalmente se destacam naqueles que se aprofundam em menos especialidades, pois estes direcionam seu tempo em pesquisas e estudos de uma forma mais focada. De acordo com o tempo de experiência e maturidade dentro de uma especialidade, fica mais fácil adquirir ou migrar para outras. Uma única pessoa pode ter / dominar várias especialidades, adquiridas uma a uma, ao longo de alguns anos de dedicação, dependendo da maturidade geral, técnica e profissional, do nível de dedicação e disciplina e da qualidade, solidez e flexibilidade do conhecimento.
Através de treinamento adequado é possível dominar algumas especialidades mais simples em semanas, já outras requerem mais tempo para ser bom de verdade, podendo levar de 1 a 2 anos, com muita dedicação em estudos, pesquisas e análises bem coordenadas. Infelizmente devido a pressa e falta de maturidade profissional, a grande maioria ignora, e atua em várias especialidades, sem o preparo, condicionamento ideal / adequado. Entre as várias especialidades podemos citar: remixers, produtores, instrutores, DJs de clubes, raves, rádios e performances / turntablists. Um DJ não é necessariamente obrigado a ser um produtor, turntablist ou instrutor. São especialidades muito distintas. Na realidade ele não é obrigado nem a ser especializado em rádio, rave, club ou eventos em geral, que são muito próximos tecnicamente.
Ele pode escolher uma única especialidade e se aprofundar, simplesmente por ter mais a ver com sua personalidade, habilidades e prazer. Como em outras profissões, cada especialidade do DJ exige um conjunto de habilidades diferentes das necessárias às outras especialidades. Nenhuma especialidade DJ é pior que a outra. São simplesmente diferentes, requerem um conjunto de conhecimentos e habilidades distintas e cada uma tem suas virtudes, deficiências e particularidades em relação às outras. Abaixo poderá ver uma definição básica que o ajudará a entender um pouco mais esta atividade.
Outros artigos da série:
Classificação / especialidades dos DJs
- Introdução geral a série Classificação / especialidades / categorias dos DJs
- Classificação dos DJs quanto a cultura musical (gêneros, ritmos e estilos)
- Classificação dos DJs quanto aos equipamentos e tecnologias
- Introdução a classificação de algumas das principais especialidades técnicas dos DJs
- Os DJs em sua essência original e suas principais características e particularidades
- Os DJs de clubes, rádios e raves e suas principais características e particularidades
- Os DJs turntablists (performances) e suas principais características e particularidades
- Os DJs Produtores / Remixers e suas principais características e particularidades
- Os DJs de equipes de sonorização / Mobiles DJs e suas principais características e particularidades
- Os DJs de Live PA e suas principais características e particularidades
- Os DJs instrutores e suas principais características e particularidades
- Considerações finais sobre a série “Classificação / especialidades dos DJs”