Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Os DJs em sua essência original e suas principais características e particularidades

(Verdadeiro, na forma / essência original / tradicional)

Antes de fazer acrobacias, tem que aprender a pilotar e dominar a aeronave. Antes de ser um produtor, um turntablist (DJ de performance) ou um instrutor, deve ser um DJ na sua essência original, tradicional. Na realidade este é o verdadeiro DJ, puro, profissional que tem habilidade de escolher e “tocar”/reproduzir músicas estrategicamente adequadas a um público, situação e / ou momento para animar um grupo de pessoas, utilizando técnicas especiais para promover a transição de uma música para outra. O DJ na sua essência original sabe ler e interpretar o comportamento / resposta de um grupo de pessoas quando a música se desenvolve de diversas formas e tem uma boa percepção (sensibilidade) quanto à reação / expressão de público, o que classifico informalmente como psicologia de grupo.

A sensibilidade quanto a comportamento de público juntamente com o conhecimento técnico estrutural e sonoro musical, e cultura, dentro de sua especialidade são as principais habilidades de um DJ. Normalmente este tipo de DJ não faz nenhuma ou pouquíssimas “acrobacias” sonoras / musicais, não fala ao microfone, e se fala, é apenas o essencial, não produz músicas, nem mesmo remix.

Os DJs em sua essência original e suas principais característicasAs ferramentas básicas deste tipo de DJ são o mixer, os toca-discos, CD/MP3 players e / ou controladores. Sua especialidade, seus estudos e pesquisas são voltados principalmente para saber ler e interpretar a personalidade de um evento e manipular o público através da sua cultura e conhecimento técnico musical. Durante muitos anos, DJ era DJ e produtor era produtor. Hoje é muito diferente. Muitas especialidades musicais se fundiram dando origem a outras, como o DJ produtor. Para adquirir maior visão, maturidade técnica e entender melhor o público, todo iniciante deveria por pelo menos, de um a dois anos, ser um DJ na sua essência original e após dominar completamente esta especialidade, partiria para outra, como produção ou turntablism (performance). O DJ tradicional pode parecer básico, mas não é tão básico assim, pois é a base fundamental de todas as especialidades de DJs, englobando basicamente três das principais especialidades, cada uma com seu conjunto de  particularidades e habilidades, que são os DJs de clubs, rádios e Raves. Classificamos como básicos somente pelo fato de não serem especializados em divisões como remixer, produtor, instrutor ou turntablist. Veja detalhes de cada especialidade logo abaixo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page