Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

A interface dos aplicativos / softwares profissionais para DJs

Traktor 2.6 layout mixer virtual

Traktor 2.6.4 layout mixer virtual

As interfaces visuais / layouts / designs dos programas / aplicativos podem melhorar muito, pois ainda são extremamente confusas, visualmente poluídas e consequentemente desconfortáveis. Certamente, as empresas criadoras de softwares a qualquer momento acordarão e tornarão suas interfaces mais amigáveis e limpas; e quando isso ocorrer, teremos telas dedicadas a diferentes grupos de “recursos” (player, mixer, efeitos, samplers). Alguns softwares como Torq e Traktor até já empregam alguns dos conceitos apresentados aqui, como o de minimizar o tamanho dos players e maximizar o browse de forma fácil, porém ainda é muito pouco. O ideal seria que tivessem estes conceitos aplicados a várias outras partes do software e que tivéssemos a tela principal com o básico essencial dos principais recursos e funções; a tela mais detalhada para o mixer e os players; a tela de gerenciamento das músicas, ou seja, um browse mais confortável, mais ou menos como o do Torq; tela de gerenciamento e aplicação de efeito – atualmente um dos mais deficientes, com telas poluídas, desconfortáveis e cansativas principalmente em monitores pequenos como nos laptops, e tela de gerenciamento e manipulação de samplers. De tudo, o maior objetivo de organizar em telas individuais seria gerar maior conforto visual e operacional, o que indiretamente contribuiria significativamente com a criatividade.

O ideal seria que os softwares fossem mais flexíveis e permitissem que os DJs o personalizassem de forma simples, basicamente arrastando e soltando graficamente os recursos e funções e montassem suas próprias interfaces, além de, é claro, já virem com algumas pré desenvolvidas.
Os sistemas para controles de softwares via wireless / tablets estão vindo para salvar o design e organização dos controles e funções. Porém, mesmo assim, os desenvolvedores de softwares deveriam organizar melhor as telas dos softwares. Coisa simples que não requer nenhuma programação mirabolante, só senso organizacional. Leigos podem imaginar que isso ainda não foi feito porque comprometeria de forma significativa o desempenho do software, porém, se bem feito não afetaria, levando em consideração os atuais computadores, processadores e sistemas operacionais; certamente poderia influenciar no custo de desenvolvimento, mas nada que elevasse muito seu custo final. Além do mais, os aplicativos para DJs são muito caros quanto a custo, benefício, desenvolvimento e produção, exceto o Traktor, um dos melhores softwares que recentemente passou a ter um preço muito bom em comparação com os concorrentes mais próximos. Se a Native Instruments ainda elevasse um pouco seu preço não chegaria nem perto do preço de seus concorrentes mais próximos como o Virtual DJ – outro excelente aplicativo para DJs mas que devido a falsos conceitos disseminados principalmente na internet e devido a falta de maturidade da maioria, é preconceituado por muitos.
Voltando ao nosso tema principal, como disse acima, o ideal seria que os softwares permitissem a cada um criar sua própria interface, como é possível nos sistemas controladores Lemur e OSCtouch para tablets.

traktor 2.6 layout browser

traktor 2.6 layout browser

 

Traktor 2.6 layout essential

Traktor 2.6 layout essential

 

Traktor 2.6 layout extended

Traktor 2.6 layout extended

Traktor 2.6 layout mixer

Traktor 2.6 layout mixer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.