Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Problemas e inconvenientes causados pela “USB” no universo dos DJs e da música

Apesar de ser uma maravilha e extremamente útil, a porta USB tem inúmeras deficiências. Dentre elas, o fato de ser propícia a mau contato devido ao péssimo tipo de conector que utiliza, principalmente o tipo “B”. Além disso, a maioria dos usuários acha que pode sair conectando qualquer tipo de equipamento a qualquer porta USB sem problemas. Mas infelizmente a coisa não é bem assim. O fato de algumas portas compartilharem uma mesma banda de velocidade, através de Hub interno da própria placa mãe, apesar de não ser um problema direto da tecnologia USB, se torna um grande inconveniente indiretamente ligado a elas. Normalmente, na grande maioria dos computadores, cada duas portas USB compartilham a mesma banda. Falando de USB 2.0 a banda total é de 480Mbits por segundo.

Alguns equipamentos para DJs e / ou produtores musicais, como placas de som, controladores, HDs externos e muitos outros tipos de equipamentos USB, requerem / promovem grande transferência de dados / informações entre eles e o computador. Alguns equipamentos utilizam quase a totalidade dos 480Mbits da USB 2.0. Para alguns dispositivos, quanto maior a banda melhor. Caso conecte dois ou mais equipamentos que necessitem de alta velocidade, em portas que compartilham a mesma banda, poderá exceder o limite da mesma e haver perda significativa no desempenho dos dispositivos podendo inclusive afetar / refletir / comprometer o desempenho geral de todo o sistema e possivelmente gerar travamentos / congelamentos.

DJS USB2

DJS USB2

Para quem utiliza placas de som USB, principalmente as de alta qualidade e com muitos canais de entrada e saída de áudio, ou controladores MIDI com placa de som integrada, nas mesmas condições descritas anteriormente,  em um único equipamento, que normalmente utilizam grande volume de transferência / tráfego de dados / informações, deve conectá-lo em uma porta que não tenha outro dispositivo / equipamento utilizando a mesma banda e que também necessite de exclusividade na banda, pois gera grande tráfego de dados. Deve evitar ao máximo conectar ao mesmo tempo Pendrive, HDs externo USB, placas de som / sound card, controladores com placa de som, dentre outros dispositivos que enviam / recebem grande volume de dados em conectores que compartilham a mesma banda.
Caso não tenha outra opção, deve verificar o consumo médio de banda de cada equipamento ou da soma deles através do controle de dispositivos do sistema operacional (veja abaixo como). Vários equipamentos como teclados, mouse, controladores MIDI (que não sejam placa de som também), dentre outros equipamentos que não utilizem recursos que necessite de banda alta de transmissão, podem ser conectados ao mesmo tempo com uso de um ou mais Hubs externos de boa qualidade, que podem ser adquiridos em lojas especializadas de informática.
Apesar de eu não recomendar por motivo de extrema segurança, pode-se conectar vários equipamentos mais leves como teclado, mouse, controladores MIDI (que não são placas de som / sound card) juntamente com equipamento que precise de muita banda, porém, para maior confiabilidade, siga minha sugestão e instruções para verificar como anda o desempenho (consumo de banda) das portas USB. Evite exceder e até mesmo trabalhar no limite da porta.
Além de poder exceder a largura da banda, deve ter cuidado para não exceder também a amperagem (corrente elétrica) com equipamentos que não possuem alimentação própria, o que também pode gerar sérios problemas nos equipamentos e / ou no computador.

Verificando as conexões USB e o desempenho / consumo de banda das mesmas:

-Entrar em propriedades do sistema (clique com o botão da direita do mouse em My computer / Meu computador, escolha propriedades);
-Clicar em hardware(No Windows Vista ou 7);
-Clicar em device manager (gerenciador de dispositivo);
-Clicar 2 vezes em Universal Serial Bus controllers / controlador USB ou outro nome similar;
-Clicar 2 vezes em cada um dos controladores USB que tenha interesse em monitorar;
-Clicar na aba advanced (avançado);
-Ver a lista dos dispositivos conectados no controlador USB e o percentual da banda consumida por cada um.

Clique na imagem para ampliar
Monitoramento utilização da banda - Problemas causados pela “USB” no universo dos DJs

Monitoramento utilização da banda no barramento USB.

Monitoramento da utilização da corrente elétrica do barramento USB - Problemas causados pela “USB” no universo dos DJs

Monitoramento da utilização da corrente elétrica do barramento USB.

Se não tem intimidade com informática, software e hardware, deve evitar mexer. Consulte um técnico experiente. Não nos responsabilizamos por problemas gerados por uso de nossas informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.