Análises dos cursos por quem já foi aluno e instrutor de curso de DJ
Meus conhecimentos, preparo, especialidades, grande experiência e a relação com minhas análises dos cursos de DJ e de produção musical do Brasil
Há aproximadamente 20 anos também fui aluno de cursos para DJs, e nesta época eu já tinha alguma experiência em treinamento, pois já tinha ministrado curso em grupo e ministrava cursos personalizados de informática há alguns anos. Com isso percebi que os DJs que ministravam cursos, apesar de bons em suas especialidades, não tinham nenhum conhecimento e habilidade didática, ou melhor dizendo, não sabiam ensinar. O que é normal em quem não se preparou adequadamente para ministrar cursos. Em grande parte do processo, os DJs que atuavam como instrutores mais complicavam do que simplificavam. Devido a sede de conhecimento que tenho e ao prazer que tenho em aprender e em ensinar, me tornei um estudioso do universo DJ e alguns anos mais tarde, após muitos estudos e pesquisas de diversos tipos, por vários ângulos e níveis de profundidade deste universo, me tornei um verdadeiro especialista em treinamento DJ, analista e crítico de vários assuntos direto e indiretamente ligados aos DJs, o que pode ser comprovado através do conteúdo de nosso site, pois ele fala por nós. Todo seu conteúdo foi desenvolvido, documentado e registrado desde 1999 por mim e Ana Claudia de Carvalho, o que comprova nosso conhecimento, preparo, maturidade técnica e profissional, nossa seriedade e comprova também que somos referência em muitas técnicas e conceitos no universo DJ.
Durante meus estudos para gerar e ampliar meus conhecimentos e habilidades como instrutor e a qualidade e eficiência do nosso curso, constatei que a grande maioria dos DJs que ministram cursos não faziam, e até hoje não fazem nenhum tipo de estudo, pesquisa, investigação preparatória, fundamental, adequada para se especializar em treinamento DJ, ou seja, não se especializam para atuar como instrutores; simplesmente se escoram em mitos, falsos conceitos e ideias antiquadas relacionadas a ensino, treinamento e desenvolvimento de habilidades. Em outras palavras, a grande maioria não faz ideia do que é montar um curso bem elaborado e do que é realmente ser um instrutor. O fato é que a maioria dos que hoje atuam como instrutores no universo DJ seguem conceitos e "técnicas" antiquadas de ensino, treinamento e de desenvolvimento de habilidades, geradas e aplicadas ainda na década de 1970 e 80. Conceitos e técnicas extremamente ineficientes se comparados com as modernas técnicas didáticas, de treinamento e de desenvolvimento de habilidades. Com isso, acabam de forma inconsciente ou mesmo intencional, vendendo ilusão, mentira, fazendo com que a maioria dos alunos se frustrem ou finalizem o curso iludidos, achando estarem preparados, mas sem ter nem 10% das habilidades e conhecimentos mínimos base necessária para atuar como DJ. Infelizmente, apenas alguns pouquíssimos e por insistência e esforço próprio, muitas vezes excessivo e desnecessário se o treinamento / curso tivesse sido realmente eficiente, aprendem alguma coisa após anos quebrando a cabeça na tentativa e erro, depois de um ou mais cursos de baixa eficiência / qualidade, treinamento inadequado, com exercícios e técnicas mal direcionadas e mal coordenadas.
Muitos instrutores / escolas de DJ e ou de produção, atribuem a baixa eficiência de seus cursos a falta de dom, talento dos alunos, sem ao menos saber o que realmente significa dom, talento e outros termos e conceitos fundamentais no aprendizado e desenvolvimento de habilidades, ou seja, no treinamento. O fato é que quase a totalidade dos que falam sobre dom não sabem ou não enxergam que eles próprios também não têm dom algum e o que aprenderam, foi devido a dedicação, persistência e ou devido a um bom treinamento. Com ou sem dom, o objetivo de um curso é fazer com que uma pessoa / aspirante aprenda / adquira um grande volume de conhecimento, desenvolva as principais habilidades de forma correta e eficiente, muito mais rápido que na tentativa e erro, ou seja, sem o treinamento apropriado, bem direcionado / dirigido. Se o curso for realmente bem elaborado, se o instrutor for especializado em treinamento e se o aspirante tiver dom, coisa que pouquíssimos em todo o mundo tem, ele aprenderá muitas vezes mais rápido e normalmente muito mais precocemente que os aspirantes normais, ou seja, que não têm dom. Enfim, o fato é que o mercado de treinamento DJ não evoluiu como deveria. Desde os primeiros cursos da arte e ciência DJ, a grande maioria até hoje utiliza as mesmas metodologias de ensino, treinamento e desenvolvimento de habilidades. A grande maioria dos que atuam como instrutores são aventureiros, oportunistas, se escoram, geram, pregam e disseminam mitos, falsos conceitos, ideias antiquadas e até preconceitos. Por isso tudo, resolvi contribuir com o mercado de outra forma, e, utilizando meus conhecimentos, pude mostrar que o mercado de treinamento pode ser várias vezes melhor do que é, e desmascarar a grande maioria dos cursos e dos DJs que atuam como instrutores sem qualidade / eficiência e ou que jogam sujo. Espero que através das minhas análises e criticas possa induzir a melhora da qualidade e eficiência destes serviços e consequentemente de vários outros, deste universo sem precisar usar toda minha rigidez e conhecimento.
Outros artigos da série:
A baixa qualidade dos cursos de DJ e de produção musical
- Análises dos cursos por quem já foi aluno e instrutor de curso de DJ
- Cursos de produção e de DJ jogam sujo por falta de qualidade e eficiência
- A má escolha de cursos de produção musical e ou de DJ devido a maturidade e ou ansiedade
- Cursos de produção musical e de DJ “baratos”, e caros sem qualidade
- Curso de computer music X curso de produção musical e ou de DJ
- Cursos de DJ e de produção musical com mais de 10 anos e ou renomados também têm baixa eficiência
- Perda de tempo e dinheiro com cursos de produção musical e ou de DJ de baixa qualidade
- Dificuldade em se ter um curso de DJ realmente eficiente de baixo custo
- Falta de transparência, seriedade e classificações inadequadas dos cursos de DJ
2 comentários para Análises dos cursos por quem já foi aluno e instrutor de curso de DJ