Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Cursos de DJ e de produção musical com mais de 10 anos e ou renomados também têm baixa eficiência

Cursos de DJ e de produção musical com mais de 10 anos e ou renomados também têm baixa eficiência

Não só os novos, mas cursos com até mais de 10 anos de mercado, por mais incrível que possa parecer, também têm baixíssima eficiência – várias vezes menor do que poderia / deveria. E isso ocorre devido aos seus instrutores, responsáveis e proprietários estarem preocupados somente com o ganhar dinheiro, e não terem aprendido nada ao longo de sua atuação na área de treinamento, mesmo com ricos materiais disponíveis na internet, que poderia ajudá-los a maximizar expressivamente suas eficiências, se estudados e analisados de forma adequada e um pouco mais profundamente, com bom senso, coerência e maturidade. A maioria dos cursos renomados também não tem a qualidade e a eficiência que deveria e poderia. Daí, muitos leigos, inocentes e ou imaturos perguntariam: – mas então, como são renomados? Simples! Devido a publicidades enganosas, à práticas não ortodoxas, troca de favores, favorecimentos e jogo sujo; devido a mídias (jornais, revistas, rádios, TVs, sites e blogs) e jornalistas igualmente despreparados, imaturos e ou sensacionalistas; entre outros. Hoje em dia, a moeda de troca para se tornar famoso é muito flexível. Vai do dinheiro convencional, ao sexo. As moedas talento, preparo e habilidades são as menos utilizadas. Portanto não se engane. Nem tudo que é famoso, renomado e ou com anos de mercado é realmente bom. Na realidade a grande maioria destes é lixo. Poucos produtos, serviços e profissionais veteranos e ou renomados são realmente bons.

Só o fato de se ser um curso com anos no mercado e ou de se ter DJs renomados e ou atuantes ministrando curso, não significa que o curso é bom. A grande maioria dos DJs que atuam como instrutores e ou produtores musicais, mesmo muitos dos DJs sendo bons como DJs, não se prepararam adequadamente para ministrar cursos e atuar na área de treinamento. Com isso, não preparam adequadamente seus alunos. A maioria dos que já atuam há anos não aprenderam e ou não sabem / não dominam a arte de ensinar, e principalmente de desenvolver habilidades de forma adequada em aspirantes. Além disso, tem o agravante de que estas são especialidades que se trabalhadas de forma adequada exigem muita dedicação, grande investimento em tempo de preparação, atualização e desenvolvimento frequentes, e consequentemente geram muito cansaço, principalmente mental. Portanto é muito difícil atuar em duas ou três especialidades ao mesmo tempo, de forma adequada, sem um preparo prévio apropriado. DJs atuantes mesmo os muito bons, que não se prepararam prévia e corretamente, não tem tempo para se preparar e atuar em duas ou mais especialidades ou atividades ao mesmo tempo, que exijam muito do profissional e que geram grande cansaço mental. Hoje se encontra muitos DJ atuando em várias especialidades e ou atividades ao mesmo tempo, porém, se analisar por uma ótica mais técnica, racional com bom senso e coerência, perceberá que não são tão bons como poderiam, se direcionassem sua atenção, energia, e foco a uma ou duas especialidades.  Para trabalhar / atuar na área de treinamento de forma apropriada, pelo menos durante alguns anos, o candidato deve minimizar bastante ou até mesmo deixar de atuar como DJ e ou produtor e se dedicar exclusivamente a ministrar aulas. Depois, com boa experiência poderá voltar a atuar em mais de uma especialidade ao mesmo tempo. Porém, mesmo assim, o ideal é controlar, direcionar seu tempo de forma adequada para seus estudos, pesquisas e atuação para ambas as especialidades.

Infelizmente por ganância ou mesmo por falta de visão, maturidade, bom senso e coerência, a grande maioria atira para várias direções ao mesmo tempo, ou seja, atuam em várias atividades / especialidades e acabam não fazendo bem feito nem uma, nem outra, como já dito acima, em outras palavras.

 

2 comentários para Cursos de DJ e de produção musical com mais de 10 anos e ou renomados também têm baixa eficiência

  • Eu conheço um curso na Espanha, de 2000 horas, são 2 anos de curso de iluminação, video e dj (enfatizando DJ e todas suas técnicas, aliado à produção musical), o valor é de 12000 reais, ainda é possivel fazer estágio no exterior, como produtor musical para tv´s, produtoras de eventos ou cinema, baladas, etc, durante 3 meses, ou como DJ se preferir, é você que escolhe o quer fazer no final do curso, mas terá toda capacidade de trabalhar e com muito mais q 24 horas de prática como é oferecido aqui!
    Em são paulo tenho visto que os cursos custam até 7000 reais, por 64 horas de curso. É mole? 64 horas corresponde a 3.2% de horas aproximadamente das 2000 horas que são oferecidas na Espanha.
    PQP…. os DJ´s paulistas estão extrapolando a realidade. VTNC! por 64 horas eu pago a metade de um curso na Europa…. isso não pode ser possivel. Eu ia fazer o curso em São Paulo até descobrir que o valor do curso em uma escola muito bem consolidada de audiovisuais na Espanha.
    O Brasil é sem dúvida a piada mais bem contada da história da raça humana.

    • Kabronn, não sei sua idade e nível de maturidade para compreender o que vou falar. Para simplificar, farei uma comparação dos cursos citados, com curso de uma atividade análoga quanto à aprendizado e desenvolvimento de habilidades, como piloto de aeronaves.

       

      Como um curso de DJ e de produção musical pode durar 2.000hrs, se para ser piloto comercial de aeronaves (aviões e helicóptero juntos), são necessárias 380 horas de aulas teóricas + 300 horas práticas (somadas, ambas categorias de aeronaves)?

       

      Quer realmente ser um DJ e um produtor musical bom de verdade e não jogar dinheiro fora e ou não se frustrar? Então leia com atenção esta resposta.

       

      De forma alguma defendo curso. A grande maioria dos cursos de DJ e de produção musical nacionais jogam sujo, promovem concorrência desleal, tem qualidade e eficiência muito inferior ao que poderia e deveria, como digo na série de artigos sobre este assunto. Além disso são relativamente caros. Mas não se iluda com cursos de 2.000 horas “consolidado”. 2.000 horas são desnecessariamente longas, extremamente excessivas, e o fato de ser grande, famoso, renomado não significa ser realmente bom. Infelizmente hoje status se constrói com publicidade; em outras palavras, status se compra. O fato de ter 2.000 horas posso garantir que não significa que é um curso realmente bom; possivelmente deve ser em grandes turmas, e não é objetivo. Se quiser saber mais veja os artigos dos links abaixo.

      Para ser justo e não tirar conclusões erradas, é necessário levar vários fatores em consideração, usando uma boa dose de maturidade, bom senso e raciocínio lógico. Entre várias deve considerar a quantidade de alunos por turma; carga horária prática individual dirigida e monitorada; carga horária individual não dirigida nem monitorada; carga horária teórica em sala; material didático com conteúdo teórico complementar (texto e vídeos) que maximizam o aprendizado e minimizam o tempo, e consequentemente o custo, entre outros.

      Curso de DJ e curso de produção musical (duas atividades distintas) objetivos, bem direcionados e monitorados não necessitam de carga horária tão grande. Quanto a aquisição de conhecimento e desenvolvimento de habilidades, DJs e pilotos são muito similares. Para adquirir os conhecimentos e habilidades essenciais para se tornar piloto tipo PP (piloto privado) são necessárias em torno de 380hrs de aulas teoricas e 35hrs de aulas práticas, e para se tornar piloto comercial, o curso e o desenvolvimento das habilidades específicas é relativamente curto, porém é necessário ter entre 150 a 200 horas de vôo.

      Kabronn, menos de 10% do que o DJ necessita, são habilidades específicas que exigem aulas presenciais monitoradas e dirigidas de forma adequada. O resto é tudo conhecimento que pode ser adquirido através de bons materiais em textos e ou vídeos. Comece lendo o livro “How to DJ Right (Properly)” – Um livro para DJs de todos os portes e especialidades (Europeu – inglês, espanhol e português de portugal).

      Além disso tudo, não pense que todos fazem estágio, muito menos com DJs e em lugares fuderosos. Normalmente só alguns raros, que se sobressaem muito no curso e puxam muito o saco do instrutor.

       

       

      Estes artigos podem minimizar a possibilidade de perder dinheiro ou se frustrar com cursos e outros produtos para DJs e produtores musicais.

       

      A baixa qualidade dos cursos de DJ e de produção musical

       

      Como escolher um curso de DJ e ou produção musical? Qual o melhor?

       

      Carga horária de cursos de DJs muito pequena ou muito acima das necessidades

       

      O tempo necessário para desenvolvimento das principais habilidades dos verdadeiros DJs

       

      A aviação, a arte dos DJs e o desenvolvimento de habilidades

       

      Recursos, meios e ferramentas de aprendizado e treinamento que maximizam o potencial

       

      Quer ser um DJ bom de verdade em pouco tempo de estudo? Dedicação e raciocínio lógico são alguns dos segredos.

       

      Estar na mídia (ser famoso) nem sempre é sinônimo de ser bom

       

      Ser bom e ser famoso / renomado – coisas completamente diferentes

       

       

      Grande abraço!

      Wagner Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page