DJs inflexíveis, mentes fechadas X MP3
Muitos DJs, principalmente veteranos, são inflexíveis, têm mente fechada para áudio compactado / MP3 e se limitam técnica e profissionalmente.
Muitos DJs, produtores musicais e outros profissionais ligados a música – principalmente veteranos – devido a falsos conceitos, mitos, ideias antiquadas e visão unidirecional, normalmente devido a forma como aprenderam, não abrem, não querem abrir o coração, evoluir, modernizar, se mantêm tradicionais, se fixaram, viciaram em um conjunto de parâmetros e acham que só aqueles são os certos. Na maioria dos casos falta racionalidade, bom senso, flexibilidade e coerência. Muitos se esquecem, não querem acreditar ou acham que os ouvidos de todo mundo são treinados, como os deles. Se o ouvido, paladar ou visão de todos fossem extremamente condicionados e lapidados da mesma forma, teríamos exatamente as mesmas sensibilidades, gostos e prazeres. Cada um tem sua “regulagem”, “sua configuração de fábrica” ou construída ao longo da vida de acordo com diversos fatores, variáveis, de acordo com o meio onde viveu / vive e hábitos ligados aos sentidos e cérebro. A verdade é que o áudio compactado satisfaz mais de 90% dos seres humanos e dos menos de 10% que não se satisfazem, grande parte é por frescura, “Maria vai com as outras”, falta de bom senso, coerência e maturidade pois não percebem a diferença, mas dizem perceber, muitas vezes só para aparecer.
Muitos DJs e produtores “profissionais”, tanto veteranos quanto mais jovens, ambos sem bom senso e tecnicamente imaturos, difundem e disseminam a falta de qualidade de áudio compactado como o MP3 por não conhecerem realmente os processos e o mecanismo de compactação de áudio. Em alguns casos devido também a falta de conhecimento sobre audio compactado, em especial o MP3, muitos objetivam forçar a venda de CD e até de vinil, pensando que assim irão minimizar a pirataria. Porém existem formas mais eficientes e inteligentes de minimizar expressivamente a pirataria sem estes artifícios, sem regredir, sem punições ou meios jurídicos pouco inteligentes e injustos criados pela indústria gananciosa. A indústria não minimiza a pirataria expressivamente porque não quer, porque é cega e / ou não quer enxergar, é “inocente”, ou não muito inteligente. Não precisa ser caro, basta ser justo e utilizar meios mais inteligentes. Assim poderiam vender muito mais e se adequar as novas tecnologias.
Com isso tudo, o restante dos profissionais e o público leigo repetem o que ouvem, sem ao menos parar para refletir, analisar, averiguar a coerência, a veracidade das informações, o que piora ainda mais a situação. Em outras palavras o público leigo repete o que ouve, disseminando ainda mais mitos, falsos conceitos e ideias antiquadas quanto a áudio compactado. Quem não quer se escorar em mitos e ou disseminar bobagens e falsos conceitos, deve pesquisar. Em diversos sites sérios, mais técnicos, incluindo o nosso, poderá encontrar artigos técnicos fundamentados que quebram / desvendam muitos mitos, falsos conceitos e ideias antiquadas quanto ao MP3 e vários outros assuntos.
Outros artigos da série:
MP3 para DJs
- Mp3 para DJs
- O formato ideal do MP3 para uso na atividade DJ
- DJs inflexíveis, mentes fechadas X MP3
- Acabando com o mito da grande diferença de qualidade entre o vinil, CD e MP3 no universo DJ
- Testando e quebrando mitos de que o MP3 é o vilão da história
- A real qualidade sonora do CD e MP3 em relação ao vinil e os mitos e ideias antiquadas
- Vinil, CD, MP3 e as verdades, mitos, falsos conceitos e ideias antiquadas quanto a qualidade sonora
- Edição de MP3 e de wav e a relação com a qualidade sonora
- A reconversão do MP3 e a perda de qualidade
Deixe um comentário