Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Mp3 para DJs

Mp3_para_DJ

O áudio compactado, assim como vídeo e imagem, possui diversos formatos e parâmetros ligados à qualidade e compatibilidade. Para utilizar e / ou manipular corretamente deve conhecer alguns deles, mesmo que parcialmente. Porém se for para uso profissional deve buscar entender um pouco mais profundamente.

Dentre vários, alguns dos mais importantes a ser levado em consideração para uso em equipamentos profissionais para DJs são: Taxa de Bit, Sampler Rate e o formato quanto a VBR (Variável Bit Rate) e CBR (Constant Bit Rate).

As taxas de Bit (Bit rate) mais comuns são 320, 256, 192,160,128 e 92 kbps sendo esta última abaixo do aceitável para o uso DJ. E quanto ao Sample Rate podemos encontrar músicas em MP3 de 48.000, 44.100, 32.000, 24.000 e 22.050 hz, sendo que o formato 48.000 é o de maior qualidade e 44.100hz o mais utilizado e compatível com todos os equipamentos para DJs. Quanto maior o Bit Rate e o Sample rate, ou seja, quanto maior a qualidade do áudio, maior será o tamanho do arquivo e vice versa.

A combinação de 320kbps por 48000hz (48 K) é a de qualidade máxima do MP3, boa para se guardar arquivos que tenha a possibilidade de usar para fazer alguma edição no futuro, mas alguns equipamentos podem não suportar. Para se fazer edição o ideal é o formato WAV ou outro similar, com o máximo de qualidade possível. Saiba que WAV em qualidade CD utiliza 10MB por minuto, e em uso de edição profissional de alta qualidade pode ter mais de 30MB por minuto. A efeito de curiosidade, existem formatos de WAV compactados e as informações deste material se aplicam também a outros formatos de áudio compactado.

Exemplos de algumas combinações:
-128kbps CBR por 44100hz (44.1 K) – qualidade menor e ainda aceitável para uso dos DJs;
-192kbps CBR por 44100hz – excelente opção, sem exageros, boa relação entre qualidade X compatibilidade X tamanho de arquivo;
-320kbps CBR por 48000hz (48 K) – qualidade máxima quanto a MP3, porém alguns equipamentos podem não suportar, além de os arquivos serem muito grandes e o público não perceber auditivamente a diferença de qualidade em relação ao MP3 de 192kbps por 44.1khz.

Alguns dos melhores softwares / codecs são muito flexíveis e permitem configurar diversos parâmetros que refletem na qualidade / resultado final do MP3. Em alguns softwares a maioria dos parâmetros vêm predefinidos. Alguns softwares têm vários presets (predefinições). Para se ter um bom resultado é bom conhecer pelo menos os principais parâmetros, escolher o preset mais adequado e / ou configurar / personalizar de acordo com suas necessidades / preferências / desejo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Link to my Facebook Page
Link to my Youtube Page