Mp3 para DJs
O áudio compactado, assim como vídeo e imagem, possui diversos formatos e parâmetros ligados à qualidade e compatibilidade. Para utilizar e / ou manipular corretamente deve conhecer alguns deles, mesmo que parcialmente. Porém se for para uso profissional deve buscar entender um pouco mais profundamente.
Dentre vários, alguns dos mais importantes a ser levado em consideração para uso em equipamentos profissionais para DJs são: Taxa de Bit, Sampler Rate e o formato quanto a VBR (Variável Bit Rate) e CBR (Constant Bit Rate).
As taxas de Bit (Bit rate) mais comuns são 320, 256, 192,160,128 e 92 kbps sendo esta última abaixo do aceitável para o uso DJ. E quanto ao Sample Rate podemos encontrar músicas em MP3 de 48.000, 44.100, 32.000, 24.000 e 22.050 hz, sendo que o formato 48.000 é o de maior qualidade e 44.100hz o mais utilizado e compatível com todos os equipamentos para DJs. Quanto maior o Bit Rate e o Sample rate, ou seja, quanto maior a qualidade do áudio, maior será o tamanho do arquivo e vice versa.
A combinação de 320kbps por 48000hz (48 K) é a de qualidade máxima do MP3, boa para se guardar arquivos que tenha a possibilidade de usar para fazer alguma edição no futuro, mas alguns equipamentos podem não suportar. Para se fazer edição o ideal é o formato WAV ou outro similar, com o máximo de qualidade possível. Saiba que WAV em qualidade CD utiliza 10MB por minuto, e em uso de edição profissional de alta qualidade pode ter mais de 30MB por minuto. A efeito de curiosidade, existem formatos de WAV compactados e as informações deste material se aplicam também a outros formatos de áudio compactado.
Exemplos de algumas combinações:
-128kbps CBR por 44100hz (44.1 K) – qualidade menor e ainda aceitável para uso dos DJs;
-192kbps CBR por 44100hz – excelente opção, sem exageros, boa relação entre qualidade X compatibilidade X tamanho de arquivo;
-320kbps CBR por 48000hz (48 K) – qualidade máxima quanto a MP3, porém alguns equipamentos podem não suportar, além de os arquivos serem muito grandes e o público não perceber auditivamente a diferença de qualidade em relação ao MP3 de 192kbps por 44.1khz.
Alguns dos melhores softwares / codecs são muito flexíveis e permitem configurar diversos parâmetros que refletem na qualidade / resultado final do MP3. Em alguns softwares a maioria dos parâmetros vêm predefinidos. Alguns softwares têm vários presets (predefinições). Para se ter um bom resultado é bom conhecer pelo menos os principais parâmetros, escolher o preset mais adequado e / ou configurar / personalizar de acordo com suas necessidades / preferências / desejo.
Outros artigos da série:
MP3 para DJs
- Mp3 para DJs
- O formato ideal do MP3 para uso na atividade DJ
- DJs inflexíveis, mentes fechadas X MP3
- Acabando com o mito da grande diferença de qualidade entre o vinil, CD e MP3 no universo DJ
- Testando e quebrando mitos de que o MP3 é o vilão da história
- A real qualidade sonora do CD e MP3 em relação ao vinil e os mitos e ideias antiquadas
- Vinil, CD, MP3 e as verdades, mitos, falsos conceitos e ideias antiquadas quanto a qualidade sonora
- Edição de MP3 e de wav e a relação com a qualidade sonora
- A reconversão do MP3 e a perda de qualidade
Deixe um comentário