Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Alternativas ao timecode conceitual

 Mais prático, preciso, flexível, inteligente, confiável e, possivelmente, de menor custo.

Há alguns anos o sistema de timecode vem conquistando alguns DJs profissionais e amadores. Porém, a indústria tem tecnologias mais eficientes, para utilizar os tradicionais toca-discos como “joysticks / controles”. Ao invés de utilizar o timecode para controlar / manipular música no computador usando o toca-discos, a indústria tem disponível também tecnologias ópticas que possuem grandes vantagens em relação ao timecode, podendo proporcionar maior precisão e até menor custo. Porém, ainda não a usou. Com um custo abaixo dos equipamentos convencionais e muito mais práticos, os sistemas ópticos, assim como os sistemas timecode, poderiam permitir o uso do vinil convencional e mais ainda, permitiriam até usar o timecode também, caso o DJ deseje ou sinta necessidade. É mínima a diferença de manuseio entre o sistema timecode e o óptico, valendo a pequena mudança, devido ao custo e confiabilidade do sistema óptico. Neste conceito, ilustro usando um controle avançado com diversos recursos e utilizando somente um toca-discos, o que pode ser opcional pois este sistema pode funcionar com apenas uma placa de som multichanel (veja sobre placas de som “para DJs” ). Sem o controle, seria necessário o uso de um mixer convencional, ou um mixer MIDI (controle mais básico) dependendo da necessidade e do bolso do DJ. O sistema óptico, em conjunto com um bom controle, fornece maior flexibilidade, conforto e praticidade no manuseio / operação.

optical_contro_toca-dicos
Existem várias tecnologias ópticas, e são muito parecidas umas às outras. As mais viáveis para se utilizar com toca-discos são os leitores de superfície / movimento usados em mouses, trackballs e vários outros equipamentos de áreas distintas, que requerem grande precisão, confiabilidade e resistência. No sistema de leitura de superfície / movimento (sistema óptico) citado, pode ser usado um dos dois gráficos ilustrados abaixo, com barra ou com granulado (gráfico), de acordo com a tecnologia aplicada. Ambos funcionam basicamente da mesma forma.

 

Barras

optical_contro_toca-dicos_barras_a optical_contro_toca-dicos_barras_b

Granulado

optical_contro_toca-dicos_granulado_a  optical_contro_toca-dicos_granulado_b
Para entender um mínimo deste conceito, o vinil não teria áudio, somente uma borda com gráfico de acordo com o sistema escolhido pelo fabricante, como ilustrado acima.

O conceito é parecido com um sistema conhecido como TT-M1 (CD Scratch Controller for DJ Turntables) da Tascan, para utilizar toca-discos e manipular alguns modelos de CD Players profissionais para DJs da própria Tascan. O TT-M1 funciona parecido com o timecode, porém o sistema é mecânico (contato físico com o prato), o que também tem seus contras em comparação com o sistema óptico. Além do mais, este sistema não é compatível com computador, somente, como já disse, com alguns players da própria Tascan.

Muitas das tecnologias e recursos apresentados aqui não são obras de ficção, pois como já disse, existem e são aplicadas em várias áreas, que exigem pressão, resistência e praticidade. Um dos objetivos desta parte do artigo é apenas mostrar algumas alternativas tecnológicas ao timecode. Portanto, não contém detalhes técnicos mais profundos.

 

2 comentários para Alternativas ao timecode conceitual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Link to my Facebook Page
Link to my Youtube Page

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.