Alternativas ao timecode conceitual
Mais prático, preciso, flexível, inteligente, confiável e, possivelmente, de menor custo.
Há alguns anos o sistema de timecode vem conquistando alguns DJs profissionais e amadores. Porém, a indústria tem tecnologias mais eficientes, para utilizar os tradicionais toca-discos como “joysticks / controles”. Ao invés de utilizar o timecode para controlar / manipular música no computador usando o toca-discos, a indústria tem disponível também tecnologias ópticas que possuem grandes vantagens em relação ao timecode, podendo proporcionar maior precisão e até menor custo. Porém, ainda não a usou. Com um custo abaixo dos equipamentos convencionais e muito mais práticos, os sistemas ópticos, assim como os sistemas timecode, poderiam permitir o uso do vinil convencional e mais ainda, permitiriam até usar o timecode também, caso o DJ deseje ou sinta necessidade. É mínima a diferença de manuseio entre o sistema timecode e o óptico, valendo a pequena mudança, devido ao custo e confiabilidade do sistema óptico. Neste conceito, ilustro usando um controle avançado com diversos recursos e utilizando somente um toca-discos, o que pode ser opcional pois este sistema pode funcionar com apenas uma placa de som multichanel (veja sobre placas de som “para DJs” ). Sem o controle, seria necessário o uso de um mixer convencional, ou um mixer MIDI (controle mais básico) dependendo da necessidade e do bolso do DJ. O sistema óptico, em conjunto com um bom controle, fornece maior flexibilidade, conforto e praticidade no manuseio / operação.
Existem várias tecnologias ópticas, e são muito parecidas umas às outras. As mais viáveis para se utilizar com toca-discos são os leitores de superfície / movimento usados em mouses, trackballs e vários outros equipamentos de áreas distintas, que requerem grande precisão, confiabilidade e resistência. No sistema de leitura de superfície / movimento (sistema óptico) citado, pode ser usado um dos dois gráficos ilustrados abaixo, com barra ou com granulado (gráfico), de acordo com a tecnologia aplicada. Ambos funcionam basicamente da mesma forma.
Barras
Granulado
Para entender um mínimo deste conceito, o vinil não teria áudio, somente uma borda com gráfico de acordo com o sistema escolhido pelo fabricante, como ilustrado acima.
O conceito é parecido com um sistema conhecido como TT-M1 (CD Scratch Controller for DJ Turntables) da Tascan, para utilizar toca-discos e manipular alguns modelos de CD Players profissionais para DJs da própria Tascan. O TT-M1 funciona parecido com o timecode, porém o sistema é mecânico (contato físico com o prato), o que também tem seus contras em comparação com o sistema óptico. Além do mais, este sistema não é compatível com computador, somente, como já disse, com alguns players da própria Tascan.
Muitas das tecnologias e recursos apresentados aqui não são obras de ficção, pois como já disse, existem e são aplicadas em várias áreas, que exigem pressão, resistência e praticidade. Um dos objetivos desta parte do artigo é apenas mostrar algumas alternativas tecnológicas ao timecode. Portanto, não contém detalhes técnicos mais profundos.
Outros artigos da série:
DJing – Mixando no computador - Equipamentos para DJs
- Controles MIDI/USB profissionais e amadores para softwares de mixagem para DJs
- Sistemas híbridos para DJs
- Timecode DJ Control System
- O Computador “para DJs”
- Placa de Som (soundcard) “para DJs”
- Sistemas básicos de amplificação para DJs
- Conexões (montagem física) de placas de som (Soundcard)
- Controles conceituais para DJs
- Controles MIDI / USB conceituais integrados e modulares
- Controles MIDI / USB conceituais Complemento
- Controles USB / MIDI complementares para DJs Live PA / Performance e ou Studio/home Studio
- Timecode DJ Controle – Conceitos
- Alternativas ao timecode conceitual
- Tecnologias e recursos dos Players e Mixers conceituais
- A indústria de equipamentos para DJs
- Nota sobre o especial DJing / Mixando no computador
2 comentários para Alternativas ao timecode conceitual