Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Controles MIDI / USB conceituais integrados e modulares

Integrados

Os controles integrados podem ser modelos com players, mixers e efeitos, em um único equipamento, oferecendo vantagens quanto a transportabilidade, em relação aos modulares. Os integrados, para serem prático no transporte mas sem comprometer recursos, conforto e precisão operacional, podem ter entre 50 e 60cm X 30cm, que seriam menores e mais leves, mesmo incluindo o laptop, que equipamentos convencionais, se levados em conta o par de CD / MP3 players, mixer e os CDs(músicas), que têm peso e volume (físico) relevante.
Para exemplificar, abaixo apresento um modelo de conceito com funções de player, efeito e mixer, vários botões programáveis, jogs sensitivos permitindo scratch e outros efeitos precisos e confortáveis. Destinados a DJs modernos e / ou que querem ou precisam de equipamentos leves e pequenos, fáceis de transportar, mas não querem perder os recursos e efeitos do vinil. Para maximizar sua eficiência, além das saídas de áudio, o fabricante poderia acrescentar ao controle, duas entradas de áudio analógicas (line / phono) que poderiam ser usadas entre outras coisas, pelo software para DJs para controlar a música usando um ou dois toca-discos com vinil de timecode. Veja mais sobre conceito de timecode em Timecode DJ Controle – Conceitos.

Controles_dj_midi_usb_timicode2

 

Outro conceito integrado, com duplo player e mixer, podendo ter prato motorizado ou estático sensitivo (sensível ao toque ou pressão), permitindo scratch e outros efeitos, porém apenas com funções e recursos básicos.

consceito_controle_integrado_pequeno

Modelos modulares

Mixer e players modulares

Os controles modulares, quanto a mixer e player, proporcionam maior flexibilidade quanto às escolhas e personalização física do sistema / conjunto. Permite posicionar, de acordo com a necessidade ou gosto de cada profissional. Por exemplo, alguns DJs preferem os toca-discos (players) juntos e o mixer a esquerda, outros a direita, já outros DJs preferem o mixer no centro dos dois players. Neste conceito de modular, cada equipamento pode ter um tamanho aproximado dos convencionais. Dependendo da configuração montada pelo DJ, pode perder um pouco da praticidade em comparação com o integrado, mas mesmo assim, ganhando de longe dos equipamentos convencionais. Para ser confortável, o controle player modular com jog sensitivo que substitua o CD / MP3 player convencional, pode ter uma área de mais ou menos 20 cm2. O mixer, para comportar suas principais funções, também pode ter o mesmo tamanho. Já o player controle, com prato motorizado  para substituir os toca-discos e CD / MP3 players, também com prato motorizado, deve ter no mínimo 30 cm2, podendo ser maior de acordo com o tamanho do prato e / ou suas funções e recursos. Para maior praticidade no transporte, o prato não precisa ser muito grande. Já que não será utilizado com vinil real, o tamanho deve ser suficiente para proporcionar conforto e precisão (aproximadamente 20 / 23cm de diâmetro).

conceito_controle_modular_grande_basico_dj

 

 

conceito_controle_modular_grande_player_mixer_dj

 

 

conseito_controles_pequenos_basicos_dj_b

 

 

conseito_controles_pequenos_basicos_dj_a

Controles super modulares

Além do conceito de controles modulares apenas entre players e mixers, há um conceito de controles totalmente modulares, que traria diversos benefícios em relação aos outros, e aos equipamentos convencionais. Uma das maiores vantagens seria a facilidade em configurar e personalizar o controle de acordo com as técnicas, necessidades, desejo, e / ou poder de investimento de cada DJ. A base mínima seria uma plataforma com prato motorizado e funções mínimas básicas para um DJ, como start-stop / play-cue, controle de velocidade (“pitch”), e claro, recursos físicos e lógicos para se conectar módulos de expansão configuráveis para efeito, sampler, e outros recursos adicionais. Os módulos poderiam ser disponibilizados pelo próprio fabricante ou até por terceiros. Dependendo do design / layout, tamanho e recursos, os módulos poderiam ser embutidos / retráteis, encaixados externamente ou até soltos para que seja posicionado de acordo com a necessidade ou gosto do DJ. Este conceito, com certeza, conquistaria a grande maioria dos DJs mundiais, de amadores a profissionais dinâmicos e criativos.

controle_modular_djs_05

Base principal com prato motorizado e funções mínimas básicas para DJs.

controle_modular_djs_02

Exemplos de diversos tipos de módulos e base principal. Veja abaixo ilustrações de algumas combinações:

controle_modular_djs_06

controle_modular_djs_03

controle_modular_djs_04

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Validação *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Link to my Facebook Page
Link to my Youtube Page

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.