X

Gênios construídos – o lado oposto de múltiplas inteligências

Read in 3.51 mintues

Complemento / fundamentação do artigo:

Inteligência única X múltiplas inteligências

Há muitos fatos e conceitos que comprovam que a inteligência é única, mas um dos que ajudam a fundamentar de forma muito plausível que a inteligência é uma só em pessoas normais, sem distúrbios / síndromes cerebrais e ou sem genialidade congênita, é o do psicólogo educacional húngaro László Polgár que promoveu diversos estudos sobre genialidade e criou a teoria de que genialidade não é só congênita, ou seja, que gênio pode ser construído em uma pessoa normal. Após anos de pesquisas, escreveu o livro Criando um gênio / Bring Up Genius!, e mais tarde, para provar sua teoria, ele testou seus conceitos em suas próprias filhas, começando pela primogênita Zsuzsa / Susan Polgar. László transformou suas 3 filhas (Susan, Zsófia e Judit) em grandes mestres do xadrez através especialmente de treinamento e direcionamento adequado, desde muito cedo. E de acordo com alguns materiais, Susan vem treinando seus filhos na mesma “complicada” arte de jogar xadrez. Para saber mais, veja o documentário Mente Brilhante – Desenvolvendo a Genialidade do NatGeo (National Geographics). Se não encontrar fácil, tente assistir em https://www.youtube.com/watch?v=qLq4agOGyJw (se ainda estiver disponível). Este documentário é o último episódio de uma série de três, compostos por Gênio Acidental, Gênio Nato e Desenvolvendo a Genialidade.

O conceito de László leva a ideia de que toda pessoa normal quando nasce, é um computador novo com HD (disco rígido) / SSD (Drive de estado sólido) zerado, e os aplicativos, algoritmos e dados inseridos nele é o que o tornarão apto a realizar melhor suas tarefas, mais em uma(s) atividade(s) que em outras. Tanto nos seres humanos quanto nos computadores pode-se “criar e inserir algoritmos, aplicativos e dados de áreas distintas para que eles sejam aptos a atuar em mais de uma área de forma eficiente”, porém requer tempo. A grande diferença neste caso entre o humano e a máquina é que no caso do computador podemos expandir seu potencial, capacidade de armazenamento (HD, SSD), memória de “processamento”(RAM), processadores e outros elementos, apenas com dinheiro.

Em outras palavras, a constatação de László Polgár mostra que, se trabalhada de forma adequada, é possível transformar qualquer pessoa normal em um gênio em uma – e até mesmo em mais de uma – atividade.

Apesar do fantástico estudo e contribuição de László para com o “entendimento” da inteligência, se for promovido estudo adequado, encontrarão “muitos” casos de gênios, talentos construídos de forma “intencional, conscientemente”, muito antes dele mesmo existir, especialmente em países asiáticos onde seu conceito já era aplicado há séculos. No Japão antigo, por exemplo, muitos pais treinavam seus filhos desde muito cedo. Em alguns casos o treinamento iniciava pouco após o nascimento, para que seus filhos fossem seus sucessores, iguais ou muito melhores em suas atividades, inclusive profissionais / comerciais.

O que László de fato fez foi dar ciência, tornar científico, documentar e comprovar no mundo contemporâneo o que já era fato, consciente e subconsciente em algumas culturas.

Ele acreditou e comprovou tecnicamente que com o direcionamento, treinamento e ambiente adequado o mais precocemente possível, pode-se trabalhar e desenvolver grandes habilidades em um indivíduo normal desde a infância, e torná-lo praticamente um gênio em determinada atividade.

Diversos fatos fundamentam o conceito de inteligência única e vão contra o conceito de várias inteligências – de que cada ser humano está mais ligado a uma que a outra. László não deixa muita margem para dúvidas, controvérsias, pois a probabilidade de nascer dois ou mais irmãos gênios voltados para mesma atividade é muitíssimo pequena.

Saiba um pouco mais sobre László Polgár em https://pt.wikipedia.org/wiki/László_Polgár (resumido em português) e em https://en.wikipedia.org/wiki/László_Polgár (um pouco mais detalhado em inglês). A história de László e de suas três filhas quanto a desenvolvimento de habilidades e genialidade é muito interessante.

Para minimizar dúvidas e controvérsias, vale conhecer também um pouco Zsuzsa (Susan) a primogênita em (https://en.wikipedia.org/wiki/Susan_Polgar), Sofia, a irmã do meio, em (https://pt.wikipedia.org/wiki/Sofia_Polgár) e Judit, a caçula em (https://pt.wikipedia.org/wiki/Judit_Polgár).

 

This post was last modified on 06/09/2023 21:50

Wagner Pereira: Sou Wagner Pereira, e tenho um grande vício: muita sede e fome de conhecimento. Sou apaixonado e já promovi estudos, pesquisas, investigações, observações e análises formais e informais por vários ângulos e níveis de profundidade de temas/atividades relacionados à: cérebro, inteligência, comportamento, aprendizado, treinamento e desenvolvimento de habilidades; música (quase todos os gêneros, ritmos e estilos); arte e ciência DJ; universo dos DJs e produtores musicais; artes marciais - em especial Tae Kwon Do, Kung-Fu e Capoeira; tecnologia em geral; aviação, vida/diversão “noturna” (clubs/boates). Além destes, também já promovi da mesma forma estudos relacionado a: Direito /Justiça; sensatez/insensatez técnica, profissional e comercial; jogo sujo no geral, jogo sujo contra clientes/consumidores; concorrência desleal e vários outros. Baseados no conhecimento e experiência fruto dos estudos citados, sou autor juntamente com Ana Carvalho (coautora) de diversos materiais ligados aos temas acima. Entre 1999 e 2013 registramos mais de 1.800 páginas. Além de aprender também adoro ensinar a quem realmente quer aprender e ser bom de verdade. Para saber mais sobre mim, meus trabalhos, obras, minhas fontes de conhecimento e outros, navegue nas páginas sobre mim em nosso site (<a href="https://www.xtreme-dj.com/4All/wagner-j-pereira-dj-night-eagle/">O analista e crítico Wagner Pereira</a>).
Related Post

Este site usa cookies.