Muitas das práticas que caracterizam jogo sujo e concorrência desleal podem e já levaram mercados a perder a credibilidade, reputação e consequentemente entrar em colapso econômico.
Algumas práticas são mais suaves e afetam apenas alguns poucos concorrentes, já outras são muito agressivas e seus efeitos ecoam e prejudicam todo o setor, mercado, atividade profissional, comercial, podendo refletir de forma significativa em outras atividades e mercados direto ou indiretamente ligados. Em alguns casos pode afetar até mercados e atividades sem ligação alguma.
Por falta de maturidade empreendedora, profissional e ou comercial, e falta de estudos e pesquisas adequadas, muitos dos envolvidos não enxergam o poder, os efeitos colaterais negativos de algumas práticas, jogadas, mecanismos, principalmente quando estas são aplicadas para desacreditar produtos, serviços, atividades profissionais e concorrentes verdadeiramente bons, eficientes e promover a venda de produtos e serviços de qualidade e eficiência inferior.
Em muitos casos, jogo sujo e concorrência desleal prejudicam, destroem, eliminam alguns ou todos os principais pilares técnicos, os verdadeiramente bem preparados que mantêm e ou podem manter toda a estrutura de pé. Com isso acabam enfraquecendo esta estrutura o que em algum momento a leva a ceder, refletindo e prejudicando todo o mercado. O enfraquecimento da base, pilar, estrutura começa afetando a saúde técnica, passando pela profissional, comercial e por fim consequentemente, atingindo de forma brutal a saúde econômica e financeira do mercado, atividade em questão, refletindo em todos os outros, direto e indiretamente ligados.
Jogo sujo, concorrência desleal, pode e muitas vezes compromete a saúde econômica de um mercado porque muitos dos envolvidos que jogam sujo, são aventureiros oportunistas sem sem preparo, qualidade, eficiência real que entram, se destacam e ou se mantém em um mercado fazendo uso de práticas que dependendo do teor, volume e tipo de jogo sujo aplicado podem, dentre outras coisas, tirar toda sua credibilidade e prejudicar / refletir de forma expressiva na saúde econômica do mesmo.
Algumas práticas e conceitos que caracterizam concorrência suja podem gerar efeitos negativos em curto prazo, “quase que imediatamente” ou em alguns meses; já outros podem levar anos para que os efeitos surjam e devaste o mercado.
Fazer uso de informações privilegiadas, tráfico de influência, politicagem, publicidade enganosa, não se preparar adequadamente para atuar em um mercado / atividade, não entregar o produto proposto, gerar e induzir o mercado a acreditar em boatos, falsas verdades, classificar de forma errada seus produtos dizendo que são mais do que realmente são, formar grupos somando forças para enganar, ludibriar clientes, consumidores em massa, fazendo-os acreditar em falsas verdades, usar títulos / titularidades “comprados” ou adquiridos de forma não convencional, não adequada, que não retratam a realidade, e ou outras práticas que caracterizam concorrência desleal, podem gerar feridas profundas em um mercado / atividade, que pode fazê-lo inicialmente perder a credibilidade, glamour, em seguida entrar em colapso financeiro, econômico e por fim, o levá-lo a falência se não for tratado a tempo e de forma adequada.