Dicas, cursos, tutoriais, artigos, análises e críticas relacionadas a todo universo DJ

Uncreative place

www.uncreativeplace.com.br

Um espaço com visual e conteúdo jovem

Após alguns anos escrevendo como colaboradora para alguns blogs, Bianca Caroline, uma jovem estudante apaixonada por livros, filmes, séries, músicas e várias outras artes, resolveu criar seu próprio espaço na grande rede e em Agosto de 2016 começou a disponibilizar artigos, análises, críticas e indicações de arte em geral.

Publicidade pode transformar lixo em super produtos rapidamente

Artigo 8 da série: Jogo sujo e concorrência desleal

Existe publicidade limpa, utilizada para seus principais verdadeiros objetivos: apresentar novos produtos, serviços ao mercado e ou mantê-los em evidência. Mas muitas, na realidade a maioria das propagandas, hoje buscam de forma maliciosa transformar lixo, pessoas, serviços, produtos de baixa qualidade em super produtos e rapidamente através de mentiras, falsas verdades.
Muitos profissionais e empresários aventureiros oportunistas sem preparo mínimo adequado e ou gananciosos buscam conquistar clientes, elevar o status, reputação, credibilidade de seus produtos e serviços a qualquer custo, e muitas agências de publicidades, publicitários, marqueteiros inescrupulosos, sem caráter, sem ética, não só se dispõem, participam, como também incentivam o uso de propagandas enganosas, mentirosas, maliciosas. Quando empresários / profissionais não têm malícia, os publicitários os aconselham, direcionam de forma maliciosa. Para quem sabe usar imagens e palavras é fácil convencer, ludibriar as pessoas com mentiras, falsas verdades, principalmente se as pessoas, possíveis clientes, consumidores, enfim, se maior parte das pessoas que compõem o público alvo são imaturas, ingênuas, sem opinião própria e consequentemente de fácil manipulação.
É muito difícil, em alguns casos praticamente impossível, produtos, profissionais, serviços de qualidade, eficientes, realmente bons que não têm como investir em publicidade pesada, se destacarem competindo com produtos, serviços, profissionais não tão bons, mas que têm alto poder de investimento quanto a publicidade e estrutura. É uma competição muito difícil, injusta.
Há muitas décadas, poucas publicidades são sérias por serem neutras ou compatíveis com a qualidade e eficiência de seus produtos. A maioria hoje contém de forma direta ou indireta mentiras, falsas verdades, ideias antiquadas e até mensagens subliminares, objetivando ludibriar, enganar a maioria das pessoas.
Em muitos casos a única coisa boa na publicidade enganosa é a própria publicidade, pois algumas são tão boas, bem elaboradas que têm o poder de fazer com que os próprios clientes / consumidores, claro, os ingênuos, imaturos, insensatos e sem opinião própria, gerem propaganda gratuita com o boca a boca, presencial e especialmente na internet em redes sociais, fóruns, vídeos e outros.
O convencimento publicitário é tão grande que muitos defendem produtos / serviços com unhas e dentes, a ponto de dizerem que estes, mesmo sendo inferiores, similares ou na melhor das hipóteses compatíveis ou iguais quanto a qualidade e eficiência, são muito melhores, sem saber da verdade, por não ter ou se dar a chance / oportunidade de experimentar, analisar outros concorrentes, de forma imparcial e sensata. Fato que pode ser facilmente exemplificado na área de celular e tablet, onde marca norte americana, sendo mais preciso, Californiana, que começou produzindo computadores pessoais, conseguiu através de sua publicidade e estratégia comercial / marketing, fazer com que as pessoas venerem seus produtos dizendo até ser o melhor, imbatível, inigualável, quando na realidade outros fabricantes têm modelos de primeira linha similares, igualmente com prós, contras, virtudes e deficiências.
A Rede Globo de televisão, uma das mais importantes redes de TVs do Brasil e do mundo, que segundo excelente documentário e mídias concorrentes também não joga muito limpo, levou ao ar em Abril de 2013 no horário das 19h uma novela intitulada Sangue Bom, destinada a um público jovem – o qual a grande maioria não tem opinião própria, não sabe “ler”, analisar e interpretar a história de “fundo” – com temas que tratavam de jogo sujo, propaganda enganosa e concorrência desleal.
Apesar da má fama e de atos comprometedores, muito provavelmente de forma estratégica para se defender, a Rede Globo veicula muita informação que se as pessoas prestassem mais atenção, soubessem interpretar, analisar e enxergar melhor, aprenderiam muito, e o Brasil teria outro perfil médio quanto a comportamento, inteligência, maturidade; preparo técnico, profissional e comercial; quanto a jogo sujo, concorrência desleal e outros em todos os campos.
Analisando de forma sensata e justa, em algumas situações a TV Globo, melhor dizendo a Globo em geral, pode ser uma vilã, mas gera oportunidades para o Brasil crescer; o problema é que a escola não ensina às pessoas a captarem, analisarem por diferentes ângulos e níveis de profundidade informações, dados, situações, temas. O brasileiro assiste filmes, novelas, séries, seriados mas só enxerga o superficial, as bobagens, piadas, a maioria só percebe e considera o menos relevante; na maioria dos casos o mais importante passa despercebido. Quase todos os filmes (existem alguns que abordam de forma direta ou indireta, em plano de fundo, o tema publicidade), séries, seriados, novelas de praticamente todos os gêneros e também a maioria dos desenhos animados ensinam muito, ou pelo menos têm uma frase / informação muito útil que pode fazer muita diferença para quem souber interpretar.

Outros artigos da série:
Jogo sujo e concorrência desleal


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação *

Siga-nos
Link to my Facebook Page
Link to my Rss Page
Link to my Youtube Page

Quanto aos anúncios

Ao clicar no anúncio, possivelmente sairá de nossa página. Se pretende permanecer no artigo / site deve clicar no anúncio com o botão direito do mouse e selecionar abrir em nova aba / guia ou janela.

 

Atenção

Não nos responsabilizamos pela qualidade dos produtos e serviços anunciados. Os anúncios são selecionados e divulgados automaticamente pelo mecanismo do Google Adsence de acordo com sua navegação e vários outros fatores / critérios. Não temos nenhuma ligação com os fornecedores / prestadores de serviços.